sábado, 7 de setembro de 2013

Atividades de artesanato para crianças: Dia da Independência do Brasil



O dia da Independência do Brasil está chegando. O famoso “7 de setembro” é normalmente celebrado com paradas, bandas, apitos, cornetas, confete e bandeiras. Por ser um dia tão especial, é importante que as crianças participem, de alguma forma, da preparação para o feriado e nada mais divertido do que confeccionar sua própria bandeira do Brasil.
Fazer uma bandeira do Brasil é uma atividade educativa que não requer muitos objetos difíceis. Para uma bandeira pequena (mais ou menos 20×25 cm), você vai precisar dos seguintes objetos:
1)    Um espeto de churrasquinho para suportar cada bandeira.
2)    Uma folha de papel A4.
3)    Tintas guache nas cores verde, amarela, branca, azul e alguns pincéis.
4)    Lápis Preto.
O primeiro passo é usar as tintas para colorir a bandeira do Brasil. Retire um modelo de uma revista ou da internet e deixe bem visível para seus pequenos possam replicar a arte e as formas geométricas, utilizando as cores corretas. Lembre-se de deixar uma faixa branca onde a criança ou você poderão escrever: “Ordem e Progresso”. Use a tinta branca para desenhar as estrelinhas na bandeira.
Depois que a arte estiver seca, passe cola na parte superior do espeto de madeira e pregue o papel, dobrando o canto dele ao redor do espeto. Faça pressão sobre ele e deixe a cola secar por mais tempo. Esta atividade de artesanato infantil estará pronta em poucos minutos. Para a bandeira ficar ainda mais personalizada, as crianças podem decorá-la com bolinhas de papel crepom, purpurina ou lantejoulas das cores da bandeira.
Para uma bandeira maior, que seus filhos possam balançar nas paradas de 7 de setembro, os objetos necessários para a confecção são:
1)    Um cabo de vassoura.
2)    Um pedaço retangular de tecido verde.
3)    Tintas de tecido nas cores azul, amarela, branca e preta e pincéis de tamanhos variados.
Deixe que seus filhos pintem as formas geométricas da bandeira do Brasil no tecido verde, ajudando-os sempre que necessário. Com a tinta preta, escreva “Ordem e Progresso” sobre a faixa branca e não se esqueça de pintar as estrelas.
Em seguida, deixe a tinta secar. Após isso, costure ou cole o pano ao redor do cabo de vassoura. Espere alguns minutos e logo sua bandeira grande estará pronta para ser balançada e elevada às alturas.
Feriados nacionais como o 7 de setembro, o Dia do Trabalhador, Dias das mães e outros são grandes oportunidades para se praticar o artesanato infantil. Além de serem atividades dinâmicas, elas permitem que as crianças aprendam algo sobre a história do Brasil e exerçam a sua cidadania.

Fonte: http://www.omo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário