Ela é importante para orientar as crianças a lidarem com dinheiro logo que começam a interagir no mundo. A educação financeira é fundamental para que elas sejam adultos conscientes do valor das coisas e tenham uma relação saudável com suas finanças. Além disso, dá noções de responsabilidade e planejamento.
A idade ideal para começar a dar mesada é por volta dos 7 anos, quando a criança já sabe contar e tem noção de números. Em relação à quantia, é bom que seja um valor fácil dela administrar sozinha, por exemplo, o suficiente para o lanche da cantina da escola, um sorvete e um gibi.
Se o seu filho estiver com dificuldade de administrar a mesada, é bacana dividir esse valor em semanadas. Outra ideia legal é o cofrinho – ele é uma ótima ferramenta para educar financeiramente, pois ele requer que a criança tenha dedicação e paciência para mantê-lo. O momento de quebrar o cofrinho será uma diversão para a criança!
Por fim, não é aconselhável premiar os filhos com dinheiro quando eles realizam uma tarefa que é obrigação deles. As tarefas domésticas são responsabilidade de todos e arrumar a cama ou ter bom desempenho escolar deve fazer parte do dia a dia dos filhos, e não se deve recompensá-los com dinheiro por terem feito essas atividades.
O que acham desse assunto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário